Como sou professor tanto de cursos presenciais quanto de on-line, e também já fui aluno tanto de cursos presenciais quanto de on-line, montei este artigo para compartilhar um pouco dos prós e contras dos dois lados da moeda.

VANTAGENS DOS CURSOS PRESENCIAIS

  1. INTERAÇÃO - Essa é a grande e maior vantagem dos cursos presenciais frente a qualquer outra forma de ensino. A interação professor-aluno, e mesmo entre alunos, transformam a dinâmica em sala de aula em uma experiência única, e muitas vezes divertida quando o professor tem desenvoltura. A oportunidade de tirar dúvidas ao vivo, não apenas sobre o conteúdo do curso, mas também de outros temas nos intervalos com o professor é algo que curso on-line nenhum poderá lhe proporcionar.
  2. NETWORKING - Outra grande vantagem dos cursos presenciais é o networking, não apenas com o professor, mas principalmente com os demais alunos. Dos nossos cursos presenciais já saíram amizades, empregos, parcerias e sociedades (só não deu casamento… ainda).
  3. COSTUME - Provavelmente você já esteve em sala de aula algumas muitas vezes. Então já sabe como funciona uma dinâmica de curso presencial e deve ficar muito mais confortável com este formato que o virtual.

DESVANTAGENS DOS CURSOS PRESENCIAIS

  1. DISPONIBILIDADE - Uma das maiores desvantagens dos cursos presenciais é a disponibilidade. Quando uma data é boa para você, o local não é. Quando o curso é justamente na sua cidade, você já tinha se comprometido com outro compromisso.
  2. FICOU DOENTE, PERDEU - Seja por uma gripe inesperada ou um infortúnio em família, há sempre a chance de perder a data, a oportunidade do curso na sua cidade, e as vezes até o investimento feito.
  3. RISCO DE CANCELAMENTO - Embora esse risco seja pequeno sempre há a chance do curso ser cancelado ou por falta de alunos, ou por doença do professor. Quando minha esposa estava grávida tive que adiar em 2 meses um curso em Recife. Alguns alunos que não podiam na data original ficaram contentes com a mudança, mas outros tiveram que cancelar a participação pois não podiam na nova data.
  4. APROVEITAMENTO - Estar com o dia livre não quer dizer que seja o melhor momento para você fazer aquele curso que sempre quis. Você pode estar abarrotado de trabalho e sem tempo para, logo após o curso, por em prática o que aprendeu, comprometendo o assim aproveitamento do conteúdo.
  5. A ESPERA - Se o tema for importante para o seu trabalho de hoje, mas o curso será em apenas 3 meses, terá que esperar pela data e não há nada o que fazer a respeito.

VANTAGENS DOS CURSOS ON-LINE

  1. INÍCIO IMEDIATO - A maioria dos cursos on-line que pesquisei e fiz tiveram início imediato, ou seja, você não precisa ficar esperando o curso começar.
  2. SEM RISCO - Você não corre o risco de perder o curso por um problema pessoal, doença (sua ou do professor) e nem corre o risco de um cancelamento por falta de alunos.
  3. SEM CUSTOS EXTRAS - Você não tem custos adicionais de deslocamento, estacionamento e alimentação.
  4. QUALQUER HORA - Você pode estudar no melhor horário para você. Pode fazer o curso inteiro em um final de semana, ou apenas algumas aulas por semana.

DESVANTAGENS DOS CURSOS ON-LINE

  1. MENOS INTERAÇÃO - Tem interação, mas é menor. Alguns cursos que fiz usaram fóruns de discussão, outros estimularam o debate entre alunos, e alguns até fizeram Webnarios e Hangouts para que os alunos tirassem dúvidas e interagissem com o professor. Mas a desvantagens destes últimos é que nem sempre a data agendada estava livre para mim.
  2. DÚVIDAS FOCADAS NO CONTEÚDO - É comum nos cursos presenciais que os alunos, nos intervalos, tragam questões complementares ao conteúdo. Em um curso on-line isso infelizmente não é possível. Qualquer dúvida deve sempre ficar restrita ao roteiro do conteúdo de cada curso.
  3. É MENOS DIVERTIDO - Claro que nem todo curso presencial é divertido. Mas um bom professor, com presença de sala, consegue sentir o momento e usar do humor para criar pausas leves em um conteúdo pesado. Por mais que o humor possa também fazer parte de uma aula em vídeo em um curso on-line, nunca terá o mesmo timing de um curso presencial. Uma boa piada pode ficar facilmente sem graça.
  4. TRABALHOS EM GRUPO - Embora muitos cursos on-line tenham atividades práticas tanto ou até mais que os presenciais, serão sempre atividades individuais. Trabalhos e dinâmicas em grupo são complicadas e pouco eficazes nos ambientes virtuais


VANTAGENS DOS NOSSOS CURSOS

Para diminuir algumas das desvantagens dos cursos tanto presencial quanto on-line, adotamos as seguintes práticas

NOS CURSOS ON-LINE (em implantação)

  1. SEM PRAZOS - Nos nossos cursos, optamos por um sistema onde o aluno não tem prazos para terminar o curso. Assim se algo acontecer no meio do caminho, não tem um tempo limite para concluir os estudos. Enquanto estivermos aqui, seu curso estará no ar.
  2. QUANTAS VEZES QUISER - Não há um limite de vezes, você pode fazer o curso e estudar o material quantas vezes quiser. Assim se perceber que este não é o melhor momento para por em prática o que aprendeu, poderá rever todo o conteúdo no momento ideal.
  3. SEM CUSTO ADICIONAL - De tempos em tempos atualizaremos e aumentaremos os conteúdos dos nossos cursos, e também o preço. Mas somente para novos alunos. Toda vez que aumentarmos o conteúdo do curso você terá acesso e não precisará pagar nada a mais por isso.

NOS CURSOS PRESENCIAIS

  1. REVISÕES - Aproveitamos para os cursos presenciais o sistema de EAD que usamos para os cursos on-line. Lá disponibilizamos sempre as últimas versões da apostila e todos os vídeos apresentados no curso para os alunos reverem o que aprenderam em sala
  2. ATUALIZAÇÕES - Estamos sempre melhorando os cursos, e no nosso EAD o aluno dos cursos presenciais poderá sempre ter acesso a versão atualizada do conteúdo.
  3. CONTEÚDO EXTRA - Para serem feitos em um final de semana, os cursos ficam limitados a 16 horas, por isso estamos gradualmente implantando nos nossos cursos presenciais não apenas conteúdos extras de ensino, como também (em breve) aulas on-line complementares, tirando proveito assim do melhor dos dois modelos.

POR FIM…

Se você ainda tem alguma dúvida sobre optar por um curso on-line ou presencial, tente primeiro testar se você realmente se adapta a um modelo virtual de ensino.

Abaixo listei 4 aulas que já temos on-line para você tirar a prova: