Começar a estudar branding por conta própria é sempre um desafio, e mesmo um MBA deixa várias lacunas na formação de um profissional. Como resultado, a necessidade de sempre estudar (e também RE-ESTUDAR) conteúdos é cada vez mais uma constante.

Mas em tempos de crise, pode ser difícil ter a verba para se investir em sua atualização profissional, por isso juntamos aqui uma lista de 5 cursos online e gratuitos de branding, sendo 1 em espanhol, 3 em inglês e 1 em Português.


EM ESPANHOL

COURSERA - Gestão de marcas e de produtos

Como todas os cursos do Coursera, as turmas são abertas a cada poucas semanas, mas o conteúdo em vídeo das aulas é de acesso imediato - Na versão gratuita o aluno pode apenas assistir as aulas em vídeo, e não participa de nem de atividades, foruns de discussão, nem mesmo dos exercícios, e não tem certificado, exceto pela versão paga.


EM INGLÊS

COURSERA - Gestão de marcas e de produtos

Versão em inglês do curso anterior (sim, o professor é bilíngue) e como todas as mesmas questões apontadas da versão em espanhol.

FUTURE LEARN - O poder secreto das marcas

É um ótimo curso para quem está começando, e mesmo profissionais com experiência poderão aproveirar bem partes do conteúdo. O professor além de acadêmico trabalha na empresa britânica de Branding Wolf Ollins, o que dá ao curso mais credibilidade. O curso intercala aulas em vídeo (aproximadamente 80%) com leitura de textos 20% e exercícios. Mesmo na versão gratuita o aluno pode participar de todas as tarefas e discussões, mas só recebe o certificado se optar no final por comprá-lo. As turmas são mais esparsas e abrem a cada 3 ou 4 meses, e o conteúdo é fechado, ou seja, é preciso esperar que a turma comece e que o conteúdo seja liberado semana a semana ao longo de 6 semanas.

EDX - Engajamento no branding digital

Este eu ainda não fiz, e não posso dizer minha opinião, mas o interessante é que ele é bem específico pois trata da construção da marca no universo digital. As aulas em vídeo correspondem a 50% do curso. As turmas abrem a cada poucas semanas e na versão gratuita não há certificado.


EM PORTUGUÊS

BRANDSTER - O Beabá do branding

Sim, tem jabá! =)

O nosso é um curso introdutório de branding, ainda assim com mais de 3 horas de videoaulas. O acesso a todo conteúdo do curso e exercícios é gratuito, ilimitado e imediato. Como todos há a opção para o aluno adquirir o certificado no começo ou no final do curso. O curso é 100% em vídeo e foi desenvolvido como base para os demais cursos pagos na plataforma.

Por este nosso curso ainda o único gratuito em português com aulas em vídeo. Mas acreditamos que a iniciativa estimulará outros professores a também disponibilizarem o seu conteúdo online.

Nosso site também contém outras aulas online gratuitas de branding e naming http://brandster.com.br/



Por fim queria deixar um pedido. Se você descobrir outros novos cursos online gratuitos de Branding, seja em Português ou em outros idiomas, coloque o link na postagem para que possamos atualizar aqui o nosso artigo.

Podem ser concorrentes, não tem problema. O objetivo é compartilhar conhecimento.


.