Zlns3aofqxge0nnhry67

Identitype - Como usar arquétipos no design de marcas

São Paulo - 25 a 26 de Agosto

IDENTITYPE - WORKSHOP DE ARQUÉTIPOS APLICADO AO DESIGN DE MARCAS - São Paulo, 25 a 26 de agosto 2018 - 16h


POR QUE FAZER ESTE CURSO?

Criar é um desafio, criar sem estratégia um desafio maior ainda. Mas criar de forma diferenciada um projeto de identidade alinhado a estratégia da empresa, isso sim é que é um desafio. Mas é também aqui que está a melhor forma de construir valor para o seu projeto de design de marca junto ao cliente, em especial, quando aplicado ao design de um lettering ou um logotipo personalizado para marca e que se alinha a personalidade (ou o arquétipo) da empresa ou produto.

Ao desenhar letras tendo como desafio um briefing de identidade visual, conhecemos melhor os dois campos de atuação, aprendemos a enxergar os micro detalhes e contextualiza-los no todo do trabalho e adicionamos uma das ferramentas mais importantes no arsenal de um designer gráfico – o controle e manipulação da tipografia na comunicação.


ESTE CURSO É INDICADO PARA MIM?

Este workshop, é indicado para designers, publicitários, diretores de arte e profissionais de criação apaixonados por marcas que desejam alinhar o projeto de marca na forma de um lettering ou logotipo, alinhado aos arquétipos da marca.


O QUE APRENDEREI NESTE CURSO?

Ao aprender o processo de desenho tipográfico associado à um briefing de identidade de marca, iremos entender como a personalidade, estratégia, público e outros aspectos de uma marca afetam na criação de letras para seus logotipos, lettering e fontes.

Neste workshop veremos:

Fundamentos do desenho tipográfico
Saber desenhar letras vai muito além de desenhar letras. Enxergar ao mesmo tempo o detalhe e o todo – micro e macro – contribui para criar um olhar mais treinado e competente em diferentes aplicações do design.

Como aplicar técnicas de desenho tipográfico para o desenho de marcas e símbolos
Dicas e atalhos que melhoram produtividade e qualidade do resultado final do trabalho.

ArquéTipos  -  Letras também têm personalidade
Sim! Elas carregam – em suas curvas, formas e contra-formas – adjetivos que facilitam a descrição de sua personalidade, que por sua vez representam com sensibilidade e sutileza os mesmos arquétipos que usamos para criar marcas.

Exercitar as habilidades de Bezier
Uma das ferramentas mais importantes e temidas do design não é um bicho de sete cabeças.

Introdução ao glyphs como ferramenta de desenho vetorial
E porque você nunca mais vai querer usar o illustrator para criar marcas, ícones e símbolos.

Associar conceitos de branding à características de marcas
Criar tipografias com um briefing definido pelas características de uma marca é um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade de criar algo único e diferente do que fazem os concorrentes dessas marcas.

Desenho, desenho e desenho
Exercícios de desenho de letras e logotipos com arquétipos, afinal, isso é um workshop! Vamos ter vários momentos de produção (desenho mesmo!) e eu irei acompanhar cada uma das produções.


MATERIAIS NECESSÁRIOS?

  • Canetas, lápis, borracha, bloco de notas e o que mais quiser trazer para rascunhar letras!
  • Notebook com Glyphs (preferível) ou Fontlab instalado – pode ser versão trial (ou outro software vetorial)

MATERIAIS QUE FORNECEREMOS AOS ALUNOS:

  • Papel vegetal (10 folhas).
  • Papel A3.
  • Canetas tipo Sharpie ou similar preta grossa.

DATA E LOCAL

25 a 26 de agosto de 2018 - Das 9:00 as 16:30
Hotel Intercity Interactive - Rua José Maria Lisboa 555 - São Paulo SP




Inscreva-se

SEU PROFESSOR


Rodrigo Saiani
Rodrigo Saiani

Type designer, fundador da Plau, estúdio de Branding e desenho de fontes carioca. Formado em administração pela PUC-Rio e design pela Parsons School of Design, NY. Instrutor de tipografia e design gráfico na Miami Ad School do Rio de Janeiro e IED Rio.

Designer de tipos com famílias lançadas pelo site da Plau.co e distribuidoras como MyFonts, Fonts.com e YouWorkForThem.

Diretor de criação e designer em projetos de branding, famílias de fontes corporativas e produtos digitais para clientes como Rede Globo, globoesporte.com, Estácio, Moccato, Bounce BMX, Mandaê entre outros.


"Esse workshop eu indico de olhos fechados. Aprendi demais e descobri que eu sou melhor do que eu imaginava (não que eu seja bom.. rsrs). O curso é bem isso: uma descoberta interessante sobre nossas habilidades nessa atividade tão importante em todas as vertentes do design que é a tipografia. Se eu pudesse, faria mais vezes, com certeza."

- Marcelo Kimura, Sócio fundador da Kimura Design

"Curso super super super legal! Eu amei participar, desenvolver a percepção e interpretação de personalidades de marca e como transmitir isso em um desenho tipográfico, saber fundamentar, significar e fazer. maravilhoso. A metodologia é massa e o clima é gostoso. :} Faria mais vezes e recomendo pra geral."

- Karina Schiavolin, Designer

"Super recomendo o workshop. Não olho mais Tipos da mesma forma que antes. Rodrigão sabe demais! E não importa o quão avançado você é no tema, ele vai ter material de sobra para agregar conhecimento para você."

- Rodrigo Grundig,

"Para quem está em dúvida se faz ou não: faça! Vale muito a pena a imersão no processo criativo tipográfico, até para quem não tem familiaridade com esse universo o curso é bem didático e todas as etapas são bem explicadas. Você sai de lá com muito mais domínio e paixão por esta técnica, pronto para inseri-la na criação de novas fontes e identidades visuais! A vontade é fazer de novo e de novo, esse contato intenso com os melhores profissionais da área é inspirador!"

- Marcela Goraieb,

Conheça mais sobre o trabalho do professor Rodrigo Saiani

Neste vídeo, o case da fonte nova da Globo desenvolvida pela PLAU


AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?


Quais as formas de pagamento?
O curso pode ser pago em até 6 vezes sem juros no cartão, ou a vista no boleto
E se eu tiver que cancelar o curso?

Imprevistos realmente acontecem!!! Se você desistir do curso em até 15 dias antes da data, pode ficar tranquilo que restituiremos todo valor pago em até 30 dias. Mas apos essa data, como temos custos com espaço, coffee break, materiais etc (que temos que pagar antes) não haverá reembolso, mas você terá acesso a todo conteúdo on-line do curso na nossa plataforma, poderá baixar todas as apostilas e poderá fazer o mesmo curso no futuro pela metade do preço!

Qual o valor do curso?

Os valores variam de acordo com os lotes. Os lotes sempre começam com um descontão no LOTE 1 e esse desconto vai diminuindo a medida que chegamos mais próximos da data do curso. Para saber mais sobre os valores e lotes de cada turma, clique na imagem da cidade de sua escolha na seção abaixo.


Inscreva-se

por enquanto é só!