6
HORAS AULA
+ 4 horas de exercícios
(certificado de 10 horas)
9
AULAS
+ 2 aulas extras
100%
ONLINE ON DEMAND
estude no seu tempo e ritmo
com acesso vitalício
IDENTITYPE
como usar arquétipos no design de marcas
__
FORMATO: online gravado
PERFIL DO CURSO: workshop criativo
NÍVEL DO CURSO: introdutório
"Esse workshop eu indico de olhos fechados. Aprendi demais e descobri que eu sou melhor do que eu imaginava (não que eu seja bom.. rsrs). O curso é bem isso: uma descoberta interessante sobre nossas habilidades nessa atividade tão importante em todas as vertentes do design que é a tipografia. Se eu pudesse, faria mais vezes, com certeza."
- Marcelo Kimura, Sócio fundador da Kimura Design
"Super recomendo o workshop. Não olho mais Tipos da mesma forma que antes. Rodrigão sabe demais! E não importa o quão avançado você é no tema, ele vai ter material de sobra para agregar conhecimento para você."
- Rodrigo Grundig - Designer
"Para quem está em dúvida se faz ou não: faça! Vale muito a pena a imersão no processo criativo tipográfico, até para quem não tem familiaridade com esse universo o curso é bem didático e todas as etapas são bem explicadas. Você sai de lá com muito mais domínio e paixão por esta técnica, pronto para inseri-la na criação de novas fontes e identidades visuais! A vontade é fazer de novo e de novo, esse contato intenso com os melhores profissionais da área é inspirador!"
- Marcela Goraieb, - Designer
APRENDA COM QUEM FAZ
Meu nome é Rodrigo Saiani e serei seu professor neste curso.
Sou fundador da Plau, estúdio de Branding e desenho de fontes carioca. Formado em administração pela PUC-Rio e design pela Parsons School of Design, NY e instrutor de tipografia e design gráfico na Miami Ad School do Rio de Janeiro e IED Rio.
Sou designer de tipos com famílias lançadas pelo site da Plau.co e distribuidoras como MyFonts, Fonts.com e YouWorkForThem.
Diretor de criação e designer em projetos de branding, famílias de fontes corporativas e produtos digitais para clientes como Rede Globo, globoesporte.com, Reserva, Estácio, Moccato, Bounce BMX, Mandaê entre outros.
E quero compartilhar com você minha forma de projetar letras para logotipos de grandes e pequenas marcas.
QUAL O NOSSO DESAFIO
__
Criar é um desafio, criar sem estratégia um desafio maior ainda. Mas criar de forma diferenciada um projeto de identidade alinhado a estratégia da empresa, isso sim é que é um desafio.
POR QUE FAZER ESTE CURSO?
__
Porém, criar alinhando o projeto ao posicionamento e estratégia da marca é a melhor forma de construir valor para o seu projeto de identidade visual junto ao cliente, em especial, quando aplicado ao design de um lettering ou um logotipo personalizado para marca e que se alinha a personalidade (ou o arquétipo) da empresa ou produto.
Ao desenhar letras tendo como desafio um briefing de personalidade de marca arquetípica podemos alcançar resultados novos e inesperados.
ESTE CURSO É INDICADO PARA MIM?
__
Este curso online, é indicado para designers, publicitários, diretores de arte e profissionais de criação apaixonados por marcas que desejam alinhar o projeto de um lettering ou logotipo, aos arquétipos personalidade de marca.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
__
Não se preocupe, provavelmente é o que você já tem em casa:
Canetas, lápis, borracha, papel, bloco de notas e o que mais quiser usar para rascunhar letras!
Mas para o exercício extra de vetorização (aula bônus opcional) você vai precisar de um computador com algum software de desenho vetorial - É preferível Glyphs ou Fontlab - e você pode baixar e usar a versão trial.
CONTEÚDOS DO CURSO
______
Introdução do curso
Apresentação do professor, do seu trabalho com tipografia no design de marcas e do curso.
Marca e personalidade
Por que letras e marcas tem personalidade? E por que isso é importante para quem trabalha com design de marcas.
Arquétipos e estilos tipográficos
Como cada um dos 12 arquétipos de marca pode se desdobrar em estilos tipográficos
Princípios de Type Design
Como compreender a anatomia tipográfica para iniciar seu processo de desenho de letras
Uma breve história dos estilos tipográficos
Do uso de tipos móveis ao eletrônico, como influenciou o design tipográfico e estilo das letras.
Marcas arquetípicas
Exemplos de projetos de logotipos onde a Plau Design usou arquétipos como parte do processo critivo.
Desenho passo a passo
Agora que você já tem os fundamentos, vamos para a prática passo a passo para desenhar letras com base em arquétipos de marca
BÔNUS: Vetorização do desenho
Nesta aula Bônus você aprenderá os princípios da vetorização tipográfica. Esta aula será dada no Glyphs, mas os mesmos princípios podem ser executados em outros softwares vetoriais. É importante apenas ressaltar que este não é um curso de Glyphs e sim uma aula bônus com orientações sobre vetorização de letterings.
Resultados do processo e conclusão
Por fim, faremos a conclusão do curso com a revisão do processo e finalização do conteúdo.
Conheça mais sobre o trabalho do professor Rodrigo Saiani
____
Neste vídeo, o case da fonte nova da Globo desenvolvida pela PLAU
BENEFÍCIOS DOS NOSSOS CURSOS ONLINE
______
Download de tudo!
de todos os slides, ferramentas e materiais do curso
50% de desconto
para refazer este mesmo curso em qualquer turma presencial ou ao vivo
Atualizações Gratuitas
toda vez que o curso for atualizado você terá acesso as novas aulas
Certificado
download de certificado em formato digital ao final do curso
Dúvidas
fórum para debates e dúvidas sobre o curso com o professor
Grupo Fechado
Acesso ao nosso grupo fechado e a descontos exclusivos de alunos
AULAS BÔNUS
______
Posicionamento tipográfico, tendências e possibilidades
Nesta aula faremos uma análise sobre projetos corporativos tipográficos e o potencial do design tipográfico como ex
FAQ & Dicas sobre design tipográfico
Perguntas, respostas e dicas para quem quer começar a se aprofundar no design tipográfico após a conclusão do curso.
NESTE CURSO VOCÊ VAI APRENDER
__
Aprenderemos o processo de desenho tipográfico (de um logotipo ou lettering) associado à um briefing de identidade de marca arquetípica, e iremos entender como a personalidade, estratégia, público e outros aspectos de uma marca afetam na criação de letras para seus logotipos, lettering e fontes. Neste workshop veremos:
- Fundamentos do desenho tipográfico
- Uma breve visão histórica dos estilos tipográficos
- Como aplicar técnicas de desenho tipográfico para o desenho de logotipos
- Associar conceitos de branding à características de marcas
- ArquéTipos - Letras também têm personalidade
- Introdução a arquétipos
- Cases da Plau com o uso de arquétipos de marca
- Exercício criativo de um logotipo com arquétipo
- Aperfeiçoando o logotipo com habilidades de Bezier (vetorização)
- Introdução ao glyphs como ferramenta de desenho vetorial
VALORES PROMOCIONAIS
______
Escolha sua forma de pagamento:
* Parcelamento inteligente é uma nova modalidade de pagamento. Em lugar de comprometer o valor total do limite do cartão de uma só vez, uma nova parcela é cobrada em separado, todo mês, de forma recorrente, até o final do pagamento.
Se preferir a modalidade convencional de parcelamento ou pagamento à vista no boleto, utilize o segundo botão acima.
AINDA TEM DÚVIDAS?
Quando o curso começa?
No sistema de pagamento integrado da plataforma (cartões Visa e Mastercard) o acesso ao curso é imediato após a confirmação do pagamento e você pode começar a estudar hoje mesmo. Para pagamentos com boleto e outras bandeiras de cartão de crédito em nossa plataforma alternativa (botão:"OUTRAS OPÇÕES DE PAGAMENTO"), o acesso é liberado em até 1 dia útil.
E quando termina?
Não termina! Você poderá fazer o curso quantas vezes quiser, e mesmo quando atualizarmos ou complementarmos o curso com novos conteúdos, você nunca terá que pagar nada a mais por isso.
Quanto tempo tenho para terminar o curso?
Não temos ex-alunos. Uma vez aluno nosso, o curso é seu para vida toda. Nunca colocaremos limites no tempo que você tem para completar o curso.
O curso é meu para vida toda mesmo?
É claro, se formos a falência ou se um desastre acontecer com o provedor de tecnologia dos nossos cursos, tudo vai por água abaixo! Fora isso a única forma de você perder acesso ao curso é se você for expulso por ter desrespeitado nosso os termos de uso do nosso CÓDIGO DE ÉTICA, com o qual você concordou em seu primeiro cadastro.
E se eu não gostar do curso?
Tudo o que não queremos nas turmas são alunos insatisfeitos. Se dentro do limite de 7 dias após a compra, e até 20% do curso você não estiver satisfeito, devolveremos o valor pago
Empresas podem comprar os cursos?
Sim, empresas podem comprar o curso para seus funcionários e emitimos a nota fiscal em nome da empresa sem problemas. Mas não temos CONTAS em nomes de empresas e o acesso não pode ser compartilhado sob risco de expulsão completa da plataforma. O curso é sempre individual e do aluno, mesmo que ele venha a se desligar da empresa.
Empresas que desejarem matricular mais de um funcionário no curso tem descontos progressivos de acordo com o numero de alunos.
branding school
todos os direitos autorais reservados