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HORAS AULA
+ 3 horas de entrevistas com players de branding
+ ferramentas exclusivas de gamificação
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AULAS EM VÍDEO
+ 2 aulas extras
+ leitura complementar
100%
ONLINE ON DEMAND
estude no seu tempo e ritmo
com acesso vitalício
CURSO ONLINE DE GAMIFICAÇÃO APLICADO AO BRANDING
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FORMATO: online on-demand, assista onde e quando quiser
PERFIL DO CURSO: Metodológico e estratégico
NÍVEL DE DIFICULDADE:
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Este curso é ao mesmo tempo introdutório e avançado.
Avançado, pois você precisa ter domínio de branding para poder levar suas ferramentas, processos e métodos para o próximo nível.
Introdutório pois você será apresentado a todos os fundamentos necessários a isso, para que tenha toda base necessária ao criar suas próprias ferramentas e processos de branding gamificados.
O DESAFIO
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Esta quest não será fácil.
Você está entrando em um jogo totalmente novo, em um território ainda pouco explorado na nossa área e, sinto lhe dizer, não existem nem mapas nem tutoriais, nem dicas no youtube para nos ajudar neste desafio de adicionar mecânicas e componentes de jogos em processos de branding.
Ferramentas de cards e canvas deram o primeiro passo em processos colaborativos, mas nem sempre são gamificados.
Aprender a aplicar mecânicas e dinâmicas de jogos nessas (e outras) ferramentas de branding, gerando maior motivação e engajamento das equipes, é o próximo nível das modalidades cooperativas de jogar o jogo do branding, e trazemos neste curso vários exemplos de cases e profissionais que já passaram para esta fase.
TIPOS DE JOGOS E APLICAÇÕES
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Existem vários tipos de jogos cooperativos e competitivos. No mundo corporativo estas abordagens gamificadas já começaram a ser usadas para engajar, educar e motivar equipes. No branding podemos aplicar componentes de jogos em diferentes objetivos:
- dinâmicas de estratégia de marca
- planejamento e implantação de marca
- treinamentos de gestão de marca
- estimular o engajamento das equipes
- criar jogos de marcas
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gamificar ferramentas existentes
Para lhe ajudar a ampliar horizontes de uso, além dos cases do próprio professor, o curso também conta com uma aula bônus de entrevistas com profissionais de branding que já aplicam os componentes de jogos em suas dinâmicas de construção e gestão de marcas.
FASES DE APRENDIZADO DO CURSO
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Fundamentos de gamificação
Nesta primeira aula você aprenderá sobre os fundamentos da Gamificação, características do jogos e como se relacionam com Branding.
Elementos dos jogos
Para criação de um jogo voltado a branding, precisamos primeiro compreender os elementos dos jogos: dinâmicas, mecânicas e componentes.
Motivação e engajamento
Para que um processo gamificado de branding seja bem sucedido, ele não pode ser apenas uma tarefa. Mas como ativar a motivação e engajamentos dos envolvidos?
Tipos de jogadores e Arquétipos
Nesta aula faremos um correlação dos perfis de jogadores de Bartle, com os arquétipos de marca de Mark e Peasons para criação de um universo de jogo alinhado ao posicionamento da marca.
Escala de progressão
Para manter as equipes motivadas, jogos de marcas devem construir uma escala de progressão e evolução dos participantes. Nesta aula veremos como isso funciona e como elaborar um loop de engajamento.
Cases e exemplos
Nossa 6a aula será repleta de cases de jogos e gamificação desenvolvidos pelo professor para você ampliar seu repertório de possibilidades criativas e se inspirar para criar seus próprios jogos.
Métodos, técnicas e ferramentas
Agora que você já tem todos os fundamentos dos jogos, e já viu diferentes cases e exemplos, chegou a hora de colocar tudo em prática com esta aula final de metodologia onde você terá acesso as ferramentas exclusivas deste curso.
AULA EXTRA: Level Up
Gamificação é ainda algo novo no branding. Então trazemos mais de 3horas extras de entrevistas com Players de mercado que já subiram de nível e usam componentes de jogos em seus processos de construção de marcas.
Game Over
Parabéns, você zerou o curso. É hora então das considerações finais, avaliações e certificado.
GAME SPRINT (power up)
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Mas você não estará sozinho.
Para lhe ajudar nesta jornada você poderá desbloquear no curso um item exclusivo: nossa própria ferramenta para gamificação.
O GameSprint é um conjunto exclusivo de cards e canvas, desenvolvido com exclusividade para lhe auxiliar na criação de experiências gamificadas e jogos de marcas.
Dá só uma olhada:
FERRAMENTAS INCLUÍDAS NESTE CURSO
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42 Cards de Game Sprint
Gamesprint é uma ferramenta produzida exclusivamente para este curso, onde na sua versão de cartas, lhe permitirá abrir o baú de repertório para gamificação. Dividida em características, dinâmicas, mecânicas e componentes, esse deck de cartas pode ser utilizado individualmente, com os canvas do Gamesprint ou com outros materiais e métodos de sua preferência. Disponível em PDF para impressão e em PNG 300 PPI para utilizar em plataformas digitais.
Canvas de Game Sprint
Um processo dividido em três Canvas para você gamificar marcas e processos. Cada canvas provocará você com questionamentos sobre a marca a ser gamificada, seus objetivos, jogadores e procedimentos do jogo. Potencialize sua dinâmica utilizando as cartas, também disponibilizadas nesse curso. Disponível em PDF para impressão em formato A3 e em PNG 300 PPI para utilizar em plataformas digitais.
Canvas Octalysis
Uma versão prática para utilização da teoria de Yu-kai Chou, o canvas Octalysis apresenta os oito core drives de motivação para gamificação. Pode ser utilizado em uma reunião de briefing com o cliente antes do processo de gamificação, ou integralizado com a ferramenta de Gamesprint. Disponível em PDF para impressão em formato A3.
Canvas Diamante Duplo
O famoso processo criado pela Design Council e popularizado na abordagem do Design Thinking, também é uma importante ferramenta para utilização na gamificação. Esse canvas pode ser utilizado em conjunto com as cartas do Gamesprint, ampliando as possibilidades na etapa de desenvolver. Disponível em PDF para impressão em formato A3.
Aprofundamento
Para quem quer todos os fundamentos, você terá acesso a tese defendida no Doutorado em Design UFSC em 2017 pelo professor Diego Piovesan. Conta com uma ampla bibliografia sobre ferramentas lúdicas e sua aplicabilidade no branding, assim como a criação de uma ferramenta para o planejamento criativo das marcas, também apresentada neste curso. Um documento para ampliar seus conhecimentos e lhe dar mais possibilidades de construção de ferramentas lúdicas.
Leituras extras
Em uma curadoria que vai além das aulas, reunimos diversos materiais, como e-books, artigos e canvas de pesquisadores e empresas especializadas em gamificação para ampliar seu repertório sobre o assunto.
BENEFÍCIOS DOS NOSSOS CURSOS ONLINE
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Download de tudo!
de todos os slides, ferramentas e materiais do curso
50% de desconto
para refazer este mesmo curso em qualquer turma presencial ou ao vivo
Atualizações Gratuitas
toda vez que o curso for atualizado você terá acesso as novas aulas
Certificado
download de certificado em formato digital ao final do curso
Dúvidas
fórum para debates e dúvidas sobre o curso com o professor
Grupo Fechado
Acesso ao nosso grupo fechado e a descontos exclusivos de alunos
Aprenda com quem faz!
Diego Piovesan é mestre e doutor em Design. Sua linha de pesquisa é justamente ferramentas lúdicas para gestão de marcas.
É também fundador da Metoludi, consultoria especializada em métodos e ferramentas criativas e gamificadas para marcas e pessoas.
Com 20 anos de experiência na economia criativa, desenvolveu métodos e ferramentas para empresas como Cerâmica Portinari e Ceusa (grupo Dexco), Alfa Comunicação, Cobusiness Satc e para rede Sebrae/SC. Construiu projetos de gamificação para Anjo Tintas, Transportes Natal e Unisatc, atuando em parceria com empresas de Branding como Empória Branding, Mattiz e Céu Design.
É também professor do nosso curso de Criatividade Aplicada aqui na Brandster.
NESTE CURSO VOCÊ VAI APRENDER:
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- Fundamentos dos jogos e da gamificação;
- Elementos dos jogos;
- Motivação e engajamento;
- Perfil dos jogadores;
- Escala de progressão e loopings de engajamento;
E TERÁ ACESSO A:
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- Metodologias e ferramentas para gamificar seus processos
- Cases de gamificação reais do professor
- Entrevistas com profissionais de branding que já usam gamificação
VALORES DO CURSO
LOTE 1 DE R$ 888 POR R$ 620
ECONOMIZE R$ 268,00
até 12x R$ 51,66
somente até 23/05
LOTE 1 DE R$ 888 POR R$ 810
ECONOMIZE R$ 78,00
até 12x R$ 67,50
somente até 20/06
VALOR CHEIO DE R$ 888
SEM DESCONTOS
até 12x R$ 74
após 20/06
AINDA TEM DÚVIDAS?
Quando o curso começa?
Este curso funciona em formato de turmas que são abertas somente duas vezes por ano, Se você está lendo isso agora, é porque a turma está aberta.
No sistema de pagamento integrado da plataforma (cartões Vsa e Mastercard) o acesso ao curso é imediato após a confirmação do pagamento e você pode começar a estudar hoje mesmo. Para pagamentos com boleto e outras bandeiras de cartão de crédito em nossa plataforma alternativa, o acesso é liberado em até 1 dia útil.
E quando termina?
Não termina! Você poderá fazer o curso quantas vezes quiser, e mesmo quando atualizarmos ou complementarmos o curso com novos conteúdos, você nunca terá que pagar nada a mais por isso.
Quanto tempo tenho para terminar o curso?
Não temos ex-alunos. Uma vez aluno nosso, o curso é seu para vida toda. Nunca colocaremos limites no tempo que você tem para completar o curso.
O curso é meu para vida toda mesmo?
É claro, se formos a falência ou se um desastre acontecer com o provedor de tecnologia dos nossos cursos, tudo vai por água abaixo! Fora isso a única forma de você perder acesso ao curso é se você for expulso por ter desrespeitado nosso os termos de uso do nosso CÓDIGO DE ÉTICA, com o qual você concordou em seu primeiro cadastro.
E se eu não gostar do curso?
Tudo o que não queremos nas turmas são alunos insatisfeitos. Se dentro do limite de 7 dias após a compra, e até 20% do curso você não estiver satisfeito, devolveremos o valor pago
Empresas podem comprar os cursos?
Sim, empresas podem comprar o curso para seus funcionários e emitimos a nota fiscal em nome da empresa sem problemas. Mas não temos CONTAS em nomes de empresas e o acesso não pode ser compartilhado sob risco de expulsão completa da plataforma. O curso é sempre individual e do aluno, mesmo que ele venha a se desligar da empresa.
Empresas que desejarem matricular mais de um funcionário no curso tem descontos progressivos de acordo com o numero de alunos.
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