TURMAS REDUZIDAS

SOMENTE 16 VAGAS

para garantir a qualidade do curso

e a interação durante as aulas

17 A 18 DE OUTUBRO

14 HORAS PRESENCIAIS

+ materiais extras

LOCAL

ESCRITÓRIO DA QNCO

Av. Brig. Faria Lima, 1656 - Primeiro Andar

O QUE É DESIGN DE FUTUROS?

___

O Design Futures é uma imersão de um dia dedicada a explorar e aplicar metodologias de foresight e design para imaginar, mapear e criar os fundamentos para marcas alinhadas a futuros desejáveis.

O programa combina teoria e prática para capacitar profissionais a identificar sinais de mudança, analisar tendências emergentes e construir cenários estratégicos de maneira sólida e aplicada ao universo do Branding.


COMO VAI FUNCIONAR

___

Ao longo de dois dias, um grupo seleto de participantes vai passar por dinâmicas práticas e exercícios colaborativos para desenvolverem que facilitam a definição de cenários e visões de futuro. O curso é indicado para quem deseja entender como mapear tendências e transformar incertezas em oportunidades para construção de estratégias de marca a prova de futuros.


PARA QUEM É ESTE CURSO

___

Este curso foi desenvolvido para profissionais que desejam antever e se preparar para as mudanças em seu mercado ou ajudar seus clientes a se prepararem para elas, como:

  • Profissionais de branding
  • Profissionais de marketing
  • Consultores de negócio
  • Estrategistas de empresas


VOCÊ VAI APRENDER

___

Ao final do curso, participantes serão capazes de:

  • Identificar sinais emergentes e tendências relevantes para seu setor.
  • Construir cenários plausíveis e desejáveis.
  • Usar narrativas e artefatos para comunicar futuros.
  • Criar estratégias práticas orientadas para futuros sustentáveis.


MÓDULOS DO CURSO PRESENCIAL

______


Introdução ao Foresight e ao Design Futures
Introdução ao Foresight
  • Conceitos, princípios e frameworks.
  • Breve panorama das “3 lentes do futuro” (futuros possíveis, plausíveis e desejáveis)
  • Exemplos inspiradores: como o a convergência entre design e foresight têm sido aplicadas no mercado?
Leitura e classificação de Sinais Emergentes
Classificação de Sinais Emergentes
  • Drivers, Weak Signals e Trends
  • Identificação e classificação de sinais fracos e tendências emergentes
  • Atividade prática: Horizon Scanning e STEEPV (Social, Technological, Economic, Environmental, Political, Values)


Mapeamento de Cenários
  • Introdução a métodos de construção de cenários
  • Matriz de incertezas críticas
  • Atividade prática: Construção colaborativa de cenários contrastantes para um tema específico
Narrativas de Futuros Desejáveis
Narrativas de Futuros Desejáveis
  • Storytelling como ferramenta de futuros
  • Da Probabilidade para a Imaginação: o valor de ir além de futuros possíveis
  • Atividade prática: Fashion Futuring (parte 1): elaboração coletiva de narrativas e artefatos especulativos
Do Futuro ao Presente: Backcasting e Estratégia
  • Como traduzir visões de futuro em ações presentes
  • Atividade prática: Fashion Futuring (parte 2): Pensamento Sistêmico e Método Backcasting
  • Atividade prática Three Horizons: Mapa de transição para alcançar o futuro desejado
Fechamento
  • Compartilhamento de aprendizados
  • Como levar o Design Futures para o seu contexto
  • Recursos e comunidades para aprofundar a prática


FERRAMENTAS QUE VAMOS EXPLORAR JUNTOS

______

● Horizon Scanning e STEEP-V

● The Futures Triangle

● The Three Horizons

● Impact/Uncertainty Matrix

● Scenario Development

● Fashion Futuring

Sua nova professora


Dra. Clarice Garcia é professora, pesquisadora e futurista premiada, reconhecida por seu trabalho inovador na construção de futuros sustentáveis e equitativos.

Com mais de 12 anos de experiência nas interseções entre design, foresight e pesquisa, Clarice transforma mudanças culturais em oportunidades de inovação para diferentes setores. Já liderou projetos de estratégia de futuros e pesquisa para organizações globais como Uber, Google, YouTube, Netflix, Panasonic, Unilever, Ford, AB InBev, Nestlé, entre outras. Também trabalhou com as seguintes agêcias: Nações Unidas, Accenture, Forum for the Future, Box 1824, Questto No, Float, Kantar e Ipsos.

Atualmente, é membro da Associação Profissional de Foresight e professora e pesquisadora na University of Technology Sydney, na Austrália, onde leciona disciplinas voltadas ao pensamento de futuros para enfrentar desafios complexos e sistêmicos.

TURMA ÚNICA


Trouxemos Clarice Garcia para uma única turma deste workshop presencial e não temos previsão de sua volta ao Brasil.



LOTE 1 DE R$ 2448 POR R$ 1848
(ECONOMIZE R$ 600,00)

até 12x R$ 154


somente até 18/09

limitado aos primeiros 6 inscritos


LOTE 2 DE R$ 2448 POR R$ 2088
(ECONOMIZE R$ 360)

até 12x R$ 174


somente até 09/10

limitado aos primeiros 8 inscritos


LOTE final de R$ 2448
(ECONOMIZE R$ 00)

até 12x R$ 204


somente até 15/10

sujeito a disponibilidade de vagas



Reserve agora a sua vaga e não perca essa oportunidade única de um workshop prático e presencial que vai lhe ensinar novas habilidades para aplicar com seus clientes e ajudar a realizar estratégias ainda mais assertivas e valorizar os seus projetos.



branding school

todos os direitos autorais reservados