
TURMAS REDUZIDAS
SOMENTE 16 VAGAS
para garantir a qualidade do curso
e a interação durante as aulas

17 A 18 DE OUTUBRO
14 HORAS PRESENCIAIS
+ materiais extras

LOCAL
ESCRITÓRIO DA QNCO
Av. Brig. Faria Lima, 1656 - Primeiro Andar
O QUE É DESIGN DE FUTUROS?
___
O Design Futures é uma imersão de um dia dedicada a explorar e aplicar metodologias de foresight e design para imaginar, mapear e criar os fundamentos para marcas alinhadas a futuros desejáveis.
O programa combina teoria e prática para capacitar profissionais a identificar sinais de mudança, analisar tendências emergentes e construir cenários estratégicos de maneira sólida e aplicada ao universo do Branding.

COMO VAI FUNCIONAR
___
Ao longo de dois dias, um grupo seleto de participantes vai passar por dinâmicas práticas e exercícios colaborativos para desenvolverem que facilitam a definição de cenários e visões de futuro. O curso é indicado para quem deseja entender como mapear tendências e transformar incertezas em oportunidades para construção de estratégias de marca a prova de futuros.
PARA QUEM É ESTE CURSO
___
Este curso foi desenvolvido para profissionais que desejam antever e se preparar para as mudanças em seu mercado ou ajudar seus clientes a se prepararem para elas, como:
- Profissionais de branding
- Profissionais de marketing
- Consultores de negócio
- Estrategistas de empresas
VOCÊ VAI APRENDER
___
Ao final do curso, participantes serão capazes de:
- Identificar sinais emergentes e tendências relevantes para seu setor.
- Construir cenários plausíveis e desejáveis.
- Usar narrativas e artefatos para comunicar futuros.
-
Criar estratégias práticas orientadas para futuros sustentáveis.
MÓDULOS DO CURSO PRESENCIAL
______
Introdução ao Foresight
- Conceitos, princípios e frameworks.
- Breve panorama das “3 lentes do futuro” (futuros possíveis, plausíveis e desejáveis)
- Exemplos inspiradores: como o a convergência entre design e foresight têm sido aplicadas no mercado?
Classificação de Sinais Emergentes
- Drivers, Weak Signals e Trends
- Identificação e classificação de sinais fracos e tendências emergentes
- Atividade prática: Horizon Scanning e STEEPV (Social, Technological, Economic, Environmental, Political, Values)
Mapeamento de Cenários
- Introdução a métodos de construção de cenários
- Matriz de incertezas críticas
- Atividade prática: Construção colaborativa de cenários contrastantes para um tema específico
Narrativas de Futuros Desejáveis
- Storytelling como ferramenta de futuros
- Da Probabilidade para a Imaginação: o valor de ir além de futuros possíveis
- Atividade prática: Fashion Futuring (parte 1): elaboração coletiva de narrativas e artefatos especulativos
Do Futuro ao Presente: Backcasting e Estratégia
- Como traduzir visões de futuro em ações presentes
- Atividade prática: Fashion Futuring (parte 2): Pensamento Sistêmico e Método Backcasting
- Atividade prática Three Horizons: Mapa de transição para alcançar o futuro desejado
Fechamento
- Compartilhamento de aprendizados
- Como levar o Design Futures para o seu contexto
- Recursos e comunidades para aprofundar a prática
FERRAMENTAS QUE VAMOS EXPLORAR JUNTOS
______
● Horizon Scanning e STEEP-V
● The Futures Triangle
● The Three Horizons
● Impact/Uncertainty Matrix
● Scenario Development
● Fashion Futuring

Sua nova professora
Dra. Clarice Garcia é professora, pesquisadora e futurista premiada, reconhecida por seu trabalho inovador na construção de futuros sustentáveis e equitativos.
Com mais de 12 anos de experiência nas interseções entre design, foresight e pesquisa, Clarice transforma mudanças culturais em oportunidades de inovação para diferentes setores. Já liderou projetos de estratégia de futuros e pesquisa para organizações globais como Uber, Google, YouTube, Netflix, Panasonic, Unilever, Ford, AB InBev, Nestlé, entre outras. Também trabalhou com as seguintes agêcias: Nações Unidas, Accenture, Forum for the Future, Box 1824, Questto No, Float, Kantar e Ipsos.
Atualmente, é membro da Associação Profissional de Foresight e professora e pesquisadora na University of Technology Sydney, na Austrália, onde leciona disciplinas voltadas ao pensamento de futuros para enfrentar desafios complexos e sistêmicos.

TURMA ÚNICA
Trouxemos Clarice Garcia para uma única turma deste workshop presencial e não temos previsão de sua volta ao Brasil.
LOTE 1 DE R$ 2448 POR R$ 1848
(ECONOMIZE R$ 600,00)
até 12x R$ 154
somente até 18/09
limitado aos primeiros 6 inscritos
LOTE 2 DE R$ 2448 POR R$ 2088
(ECONOMIZE R$ 360)
até 12x R$ 174
somente até 09/10
limitado aos primeiros 8 inscritos
LOTE final de R$ 2448
(ECONOMIZE R$ 00)
até 12x R$ 204
somente até 15/10
sujeito a disponibilidade de vagas
Reserve agora a sua vaga e não perca essa oportunidade única de um workshop prático e presencial que vai lhe ensinar novas habilidades para aplicar com seus clientes e ajudar a realizar estratégias ainda mais assertivas e valorizar os seus projetos.
branding school
todos os direitos autorais reservados