Nenhum livro é perfeito, e nenhum terá tudo o que você precisa. Essa é a minha sugestão inicial de livros. De tempos em tempos posso atualizar aqui. A maioria você vai ter que garimpar e são difíceis de achar.

Espero que essas dicas te ajudem a começar nesta jornada pelo Branding.

Bons estudos,
Guilherme Sebastiany


Bons livros de branding para começar




Livros mais avançados



Livros não tão bons...

(mas que você deveria ler mesmo assim)


Tudo aqui é só a minha opinião. Mas existem alguns livros não tão bons (por diferentes motivos) que mesmo assim são leitura obrigatória. Alguns por trazerem uma visão antiga. Outros por tentarem demais de vender apelando para ideia de fórmula de sucesso. Mas todos tem elementos úteis, me ajudaram, tem ferramenta úteis, e devem sim ser lidos e estudados - sempre porém, com um olhar crítico.

  • O HEROI E O FORA DA LEI - O primeiro motivo para você ler que é um bom introdutório no tema e que traz a visão de arquétipos aplicada a marcas. O segundo motivo é para você não cometer gafes como dizer que Carl Jung definiu arquétipos de marca. É a base para toda metodologia de arquétipos no branding. Eu uso! Mas tenho várias ressalvas.


  • POSICIONAMENTO, A BATALHA PELA MENTE - o livro é antigo, da década de 80, e foi recauchutado algumas vezes para parecer mais novo. Ainda assim foi pioneiro em posicionamento. Falamos dele no módulo 3



  • STORY BRAND - fica o tempo todo tentando se qualificar e os primeiros capítulos servem apenas para tentar te convencer que o método é bom. Sua estrutura de storyteling é baseada no livro O HEROI DE MIL FACES (mas nem dão o crédito para Joseph Campbel. É uma estrutura de narrativa útil e ajuda manter o foco, mas existem outras estruturas narrativas úteis para marcas, e que o livro deixa de fora.


  • PRIMAL BRANDING - os insights são bons, mas limitados frente a um universo de marca muito mais amplo que vemos aqui no INFINITY. Novamente mais um livro que se vende demais como fórmula de sucesso, quando não é.


  • ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL - Tem ferramentas e estruturas úteis sim para negócios e diferenciação. Depois de fazer o o módulo 2 de posicionamento faz mais sentido, mas também perceberá como os oceanos azuis podem ser também efêmeros.


  • BRAND SENSE - para época foi bom e vale a leitura para uma introdução, até porque faltam livros nesta área.



  • LOVEMARKS - quando eu li eu gostei muito e tem uma visão legal para quem trabalha com pequenas empresas. Hoje vejo que o livro, apesar de curto, é pouco objetivo em seus floreios. Mas pode sim ajudar você.


  • COMECE COM O PORQUÊ - sobre propósito de marcas, traz algumas perguntas relevantes mas não vai tão além da palestra dele no TED


Bons livros para complementar seus estudos


Bons profissionais de branding devem ler, incluindo sobre branding... mas não só sobre ele. Deixo aqui minha lista recomendada com os links para maiores informações sobre autores e conteúdos





Livros tão ruins, que não valem o seu tempo


Existem outros livros que considero ruins, incluindo alguns nacionais que prefiro não mencionar para não perder amigos. Mas pelo menos os livros abaixo eu consigo economizar o seu tempo: